O layout é uma das etapas mais importantes para a definição física de uma loja, e claro para posterior trabalho.
É a técnica de se organizar os equipamentos, as áreas de circulação, tráfigo de clientes, áreas de apoio, etc.
Seja uma loja pequena ou um supermercado, as bases para se definir o layout são parecidas (projecção em tipo planta). Primeiro que tudo é necessário conhcer os produtos que iremos vender e os público alvo.
* Uma das técnicas para um bom trabalho é divdir o espaço em três ou quatro partes:
1- A frente da loja VITRINE / ENTRADA - É aqui onde devemos cativar o cliente.
Na maioria dos casos devemos ter o menor número de obstáculos, o ideal seria o cliente não perceber a divisão rua-corredor/loja.
Devemos também conhecer o nosso produto/cliente, existem tipos de loja onde o cliente define a compra na vitrine e outros onde o contato do cliente com o produto é fundamental.
Devemos também conhecer o nosso produto/cliente, existem tipos de loja onde o cliente define a compra na vitrine e outros onde o contato do cliente com o produto é fundamental.
2 - O cliente DENTRO DA LOJA - na segunda área - dentro da loja podemos expor os principais produtos, um resumo dos produtos comercializados, novidades, produtos sazonais e ofertas.
3 - Na TERCEIRA ÁREA - Após o cliente entrar e se ambientar devemos proporcionar um conforto para que este cliente fique à vontade e veja os produtos tranquilamente. Podemos incrementar a experiência com música, cheiro, fotos etc.
4 - No ÚLTIMO segmento os chamados produtos CATEGORIA DESTINO, em supermercados, por exemplo, são os produtos de primeira necessidade, como pães e carnes. São os produtos que talvez tenha feito o cliente vir até a loja.


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